06 novembro 2022

Introdução

 A horta experimental foi criada como ambiente restaurador no campus de instituição de ensino, no Brasil, Estado do Amazonas, cidade de Manaus. Trata-se de uma atividade realizada no interior da Pesquisa Psicologia Ambiental na Amazônia Ocidental: habitantes de várzea e de terra firme.

Atividades como preparar a terra com calcáreo dolomítico, construir os canteiros e adubá-los com esterco de gado e de ave, para em seguida semear e transplantar mudas de hortaliças, constituem-se em oportunidades de estudantes, professores, colaboradores institucionais e pessoas da comunidade externa restaurar o equilíbrio emocional, e assim cuidar da saúde mental. O contato com a terra e a participação de atividade coletiva para contribuir com a produção de hortaliças têm sido novidades para muitos dos participantes, enquanto alguns deles perceberam-se em ambiente já frequentado na infância e/ou na juventude, quando viviam em contexto rural e plantavam juntamente com seus familiares.

A horta experimental, portanto, produz tomate cereja, couve, coentro, quiabo, feijão de corda, pepino, mostarda, boldo do chile, erva cidreira e rúcula. A destinação dos produtos tem sido o consumo por parte da comunidade interna e externa da instituição de ensino que sedia a horta.


Sem comentários:

Enviar um comentário